quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bad News! A babá vai embora!

Infelizmente, escrevo agora para dar uma notícia ruim. Ou boa...depende do ponto de vista. A babá vai embora! Ruim, porque a Saga da Babá continua e boa porque provavelmente Deus interferiu por não ser a pessoa certa.

Pois é, depois de 3 semanas comigo e com muito esforço, dando certo com a Giovanna, ela me diz que não quer mais trabalhar aos Sábados! Deixo claro aqui que enfatizei na entrevista que precisava dela nos Sábados e ela topou!

Fico "P" da vida com a falta de profissionalismo e comprometimento das pessoas. A mulher se compromete a cumprir a jornada de trabalho, aceita na entrevista e depois vem com papinho que está puxado! O pior, me sugeriu que eu pegasse uma folguista no final de semana. Nem pensar! Mais uma pessoa para cuidar dos meus filhos?! Nao...

É o que eu disse num post anterior, a pessoa entra na sua casa, no seu lar, participa de momentos íntimos da sua vida e da vida dos seus filhos e sai assim, como se estivesse lhe dando com máquinas e não com seres humanos, pior ainda, com crianças. Falta de bom senso, essas pessoas só querem saber de trabalhar pouco e ganhar muito dinheiro.

Sinto falta de comprometimento neste tipo de profissional, sinto falta de um pouco de humildade, humanismo.

Ainda sonho com uma babá perfeita! Que trabalhe por amor, e não só por dinheiro, que trabalhe com prazer! Que esteja disposta a ajudar em todos momentos...

É isso! Amanhã mesmo entro em contato com a agência para selecionar futuras candidatas. Com isso tudo estou vivendo uma verdadeira escola sobre babás!




terça-feira, 28 de agosto de 2012

Vídeo- Autoridade dos pais

Aí está um vídeo complementando o post que fiz sobre castigo. É um pouquinho comprido mas vale a pena assistir. Fala justamente sobre a autoridade dos pais, limites e desobediência das crianças.

Já para o seu quarto!

Quero a opinião de vocês, deixar de castigo resolve? O que vocês fazem quando seu filho não lhe respeita?

Muitas mães já devem ter se visto numa situação em que seu filho faz uma malcriação, e de nada adianta dizer para não fazer que ele faz de novo!

Às vezes fico sem saber como reagir diante de coisas erradas que a Giovanna faz. Primeiro digo "não faça isso" e depois tento explicar o porque que ela não deve fazer. Na maioria das vezes não resolve! rsrsrsrs Parece que ela gosta de me ver irritada.

Começo a perder a paciência quando ela não me obedece e parto para um tom de voz mais alto! rsrsrsr Quem disse que adianta? Quase nunca.... Dá vontade de dar uns tapinhas de vez em quando, mas evito ao máximo!

O que tem funcionado é ameaçar o castigo e se não me obedecer saio da ameaça e parto para a ação. O difícil é como dar este castigo. Ok, "vai para seu quarto e só saia de lá quando pensar no que fez". Em primeiro lugar, uma criança de 2 anos não vai saber avaliar seus atos sozinha e em segundo lugar o quarto dela é muito interessante para um castigo, ela vai ficar feliz em ir para lá.

Arrumei então o castigo no quarto do escritório. Lá não tem nada para distrair e aindo fecho as janelas para ficar um pouco escuro e fecho a porta! Espero dois minutinhos (aprendi com a Super Nanny, um minuto por idade) e assim tiro ela de lá. Ela normalmente chora, pede para sair (dá uma dó), mas não amoleço. Faço ela pedir desculpa e dizer que não vai repetir o ato.

Até que ponto será que isto funciona para que ela aprenda a me obedecer! Acabo me sentindo um pouco cruel fazendo isso...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Carinho entre irmãos... CUIDADO!

Semana passada passei por um verdadeiro sufoco, um susto, foi tipo um tapa na cara para acordar bem numa segunda feira. Meu marido já havia saido para trabalhar, a babá não tinha chegado e a faxineira faltou. Ou seja, eu estava sozinha em casa com os dois anjinhos.
Deixei os dois juntos por "1"minuto, isso mesmo, um minutinho e virei as costas para ir até o outro quarto. Escutei o Arthur chorando diferente, e quando chego, para minha surpresa, ele não conseguia abrir o olho! "Meu Deus, Gigi, o que vc fez?!!"
Ela estava com carinha de espantada e o pequeno parceia que tinha tomado um soco em cada olho.
Desesperei, achei que ele tinha machucado feio os olhos.... liguei para o Ju que voltou correndo do trabalho, porque eu pensei que teria que correr pro PS.
Não precisou, UFA! Peguei soro fisiológico e com algodão fui molhando os olhinhos dele. As pálpebras superiores estavam viradas para dentro, sei lá como!
É... a irmãzinha mais velha fez um carinho especial nele. Não sei como aconteceu...
Mas, fica a dica. NUNCA deixe o menorzinho sozinho com o mais velho(a), nem que por um segundo. Nunca se sabe qual tipo de carinho este vai fazer!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Noticias sobre a nova babá!

Emfim, tenho uma babá, ou melhor, meus filhos tem. Quero dizer, o Arthur na verdade. É, porque a Giovanna não quer nem saber da mulher!
Hoje fazem 14 dias que a babá está conosco, e posso dizer que me sinto bem menos cansada e consequentemente mais feliz. O saldo está positivo por enquanto!
No inicio fiz ela acompanhar meu dia com as crianças, mostrei como dar banho, como trocar, amamentar, fiz por escrito uma rotina para ela se familiarizar. O chato é que por azar, no primeiro dia dela a Gi amanheceu com febre, que durou a semana toda, então ela só queria ficar comigo, não queria a mulher nem pintada de ouro!

Com o Arthur está dando super certo, não preciso me preocupar com mais nada, a babá já faz tudo, troca, faz suco, alimenta, dá banho.. Está ótimo. Em compensação com a Gi, ela conseguiu trocar só três fraldas até hoje! A Giovanna não deixa, faz escandalo!
Milagrosamente, hoje a Gi quis que a babá desse o banho... Que evolução!
Bom, a moça ainda está em experiência comigo. Eu disse para ela que daria um prazo até o final desta semana para dar certo com a Gigica, senão eu teria que ver outra pessoa!

Ai,ai... Será que continua a Saga da Babá!? Espero que não.. Volto com mais novidades!

Recomendação de filme

Trailler do filme O Diário de uma Babá.
Bom filme para dar um pouco de risada sobre o assunto... Assisti ele numa sessão da tarde, justamente na fase em que eu estava selecionando candidatas ao cargo de babá. Pensei comigo: "queria uma babá assim para meus filhos, amorosa e dedicada".

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

E... A Saga da Babá Continua!

Passou o tempo, e dois anos depois nasceu o Arthur. Eu pensei que era a mulher maravilha e que daria conta de cuidar dos dois. Socorro! É muito difícil! A não ser que eu não queira fazer mais nada da vida e me dedicar somente aos filhos, ser escrava deles.
Agora o Arthur vai completar 5 meses e estou louca para voltar a trabalhar. E mais uma vez, o que fazer? Acho que escola ainda é muito cedo para ele, o ideal no caso é uma babá, não tem como escapar disso, é uma necessidade. Fui relutante, não queria mesmo.  Afinal, além de ser difícil achar uma pessoa boa o suficiente para cuidar de nossos filhos, cá para nós, é muito chato ficar andando com um chaveirinho para todos os lados, uma estranha que participa da sua vida, da vida de sua família. Esta babá tem que ser muito simpática!
É... é o jeito, já estou ficando doidinha cuidando das crianças. Preciso de ajuda! Se a futura candidata a babá me ajudar, ela será vista como uma santa por mim.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A Saga da Babá, Quando Tudo Começou

Quando minha filha Giovanna nasceu, hoje com dois anos e meio, eu não me preocupava se conseguiria cuidar dela sozinha, se teria trabalho com um recém nascido. Simplesmente queria tê-la comigo! Eu tinha ciúmes se outras pessoas a pegassem no colo, e um certo medo também! De certa maneira eu conseguia dar conta dela sozinha.
Ela fez 6 meses, e começei a me desprender, comecei a sair um pouco, deixando-a com os avós, mas com um aperto no coração, com receio de que ela sentisse minha falta. Me sentia uma mãe meio relapsa só porque estava saindo um pouquinho e a deixando com pessoas as quais confio plenamente.
Chegaram os 10 meses. Gigi desmamou e aí tudo ficou muito mais fácil. Para mim e para ela. Eu não me sentia mais tão culpada em deixá-la para minhas eventuais escapadas e ela não sentia mais tanto minha falta, falta do peito.
Começei assim a ter vontade de voltar à ativa, de voltar a trabalhar e assim vieram os questionamentos comuns à muitas mães: "o que fazer, deixar em berçário ou contratar uma babá?"
Na minha opinião berçário era fora de cogitação, tinha pena, achava que ela era muito nova para isso, ia ficar fora de casa num ambiente desconhecido. Eu tinha medo do sentimento que ela poderia ter nesta situação.
Ok, então vamos contratar um babá: “alguém tem uma pessoa para indicar” . Para mim, não precisava ser babá, precisava somente saber cuidar de criança.
Me indicaram uma moça, conhecida de alguém, ou seja indicação de terceiros (não recomendo). Aceitem indicação de alguém que você conheça e que estas pessoas sejam bem conhecidas entre si. Entrevistei a tal, e de primeira resolvi ficar.
Assim começou, a saga da babá... Primeiros dias eu estava sempre por perto, com meus olhos fulminates de mãe leoa... A Gi demorou para se acostumar, chorava muito de inicio, mas na minha cabeça ela tinha que passar por aquilo, era um processo para se adaptar à babá. Passou o mês, e a Gi começou a sorrir para ela, passou a ficar amiga. Mas, minha sogra bem que falava, alguma coisa não era legal naquela moça. Sexto sentido de sogra sabe?!