segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Greve de amamentação: alguma mãe já ouviu falar?

Pois é, até os bebês fazem greve... greve de amamentação! Será que com isso eles querem reivindicar alguma coisa!
 
Nunca tinha ouvido falar nisso, até que uma amiga minha me ligou preocupada com o assunto, dizendo que a filha dela de 9 meses, aproximadamente, estava fazendo greve. Me disse que a bebê não queria mais o peito, e que ao consultar o pediatra este diagnosticou como greve de amamentação.
 
Na minha opinião, quando o bebê não quer mais mamar no peito é porque chegou a hora do desmame e este bebê está na verdade querendo comer uma bela papinha salgada! Pelo menos, no meu caso, minha primeira filha Giovanna parou de mamar por conta própria com 9 meses e eu não me preocupei.
 
Mas, como minha amiga falou disto com muita importância e preocupação, resolvi, por sugestão dela mesma fazer um post com este tema. Começamos a consultar sites que falavam sobre o assunto e eis que encontramos muitas coisas a respeito e selecionei para colocar aqui a matéria de um site que confio: 
 
Fonte Baby Center Brasil
 
Um bebê que recusa o aleitamento materno e não está ainda em processo de desmame passa por uma espécie de "greve". É a maneira dele de comunicar a você que algo está errado. Se isso acontecer, você terá que fazer um pouco de trabalho de detetive para apurar as causas.

É fácil acreditar que um bebê que não quer mais mamar no peito está se desmamando por conta própria. Mas a verdade é que é improvável que uma criança com menos de 1 ano de idade que vinha sugando no seio sem problemas esteja pronta para deixar o hábito de vez.
 
Alguns dos motivos mais comuns são: a pega não está correta, nascimento dos dentinhos, resfriado com congestão nasal, sapinho, reação à um grito de dor da mãe durante a mamada, otite, distração com barulhos, interrupções, muita demora para dar de mamar após o bebê chorar de fome, separação longa demais da mãe e stress por mudança na rotina da criança e da família entre outras causas menos comuns.
 
Se a criança estava mamando sem maiores complicações e, de repente, pára, a mãe pode até chegar a (irracionalmente) achar que o filho não gosta mais dela.

Embora seja uma experiência preocupante e frustrante, a recusa ao aleitamento materno geralmente tem como ser resolvida com muita paciência e apoio.

Não deixe de tentar amamentar, mas passe também a
tirar o leite manualmente ou com a ajuda de uma bombinha em intervalos regulares (seguindo a rotina de amamentação do bebê). Isso auxiliará na prevenção do ingurgitamento dos seios
ou da mastite.
Além disso, por pior que seja, pelo menos o bebê continuará a se beneficiar das propriedades incomparáveis do leite materno.

Confira algumas outras sugestões de como lidar com a situação:
  • Tente oferecer o peito quando o bebê estiver dormindo ou adormecendo. Muitas crianças que recusam a amamentação quando acordadas mamam sem problemas se estiverem dormindo.
  • Vá ao pediatra para que ele possa descartar qualquer outra causa médica.
  •  
  • Experimente mudar de posição para amamentar.
  • Movimente-se ao amamentar. Alguns bebês gostam mais de se alimentar com algum balanço (leve) do que completamente parados.
  • Encontre um lugar tranquilo para dar de mamar. É comum que bebês de 6 a 9 meses não queiram mamar porque estão distraídos demais com as novidades ao redor e prefiram fazer só um "lanchinho" nos seus seios. Tente um local com pouca luminosidade, sem barulhos e longe da televisão ou do rádio.
  • Cultive o contato físico com o bebê (tente amamentar sem a blusa, por exemplo). Carregue o bebê dentro de uma faixa de pano (sling) no seu colo ou no canguru, para que ele possa estar bem pertinho de você entre as mamadas.
No caso da minha amiga, acredita-se que foi o stress e a mudança da rotina da criança devido à uma viagem longa (moram na Alemanha e vieram passar uns 40 dias com a família no Brasil) que causou a greve.
 
Para saber se é greve ou simplesmente um desmame natural da criança, acredito que devemos levar em consideração o histórico da criança em relação às mamadas (se era uma criança que mamava bem, porque parou de uma hora para outra), devemos observar a rotina não só da criança, mas também da família e principalmente da mãe que pode estar passando por stress sem perceber, prejudicando assim a produção de leite.
 
Outro ponto importante nisso tudo é: "a mãe quer continuar amamentando seu filho" . Se a resposta for sim, ela deve insistir para que a criança continue a mamar no peito, não deve desistir, pois, como disse o pediatra da minha amiga e outras fontes seguras, isto pode ser passageiro e durar por pouco tempo.
 
O que o pediatra disse que é importante eu colocar aqui, é que durante a greve, a mãe deve evitar oferecer leite em pó, ou até mesmo leite do peito na mamadeira, pois, uma vez que o bebê experimenta estas outras formas de mamar é bem capaz que ele não queira mais o peito. Como ele mesmo disse à minha amiga, a criança pode ficar até um mês sem leite que não irá prejudicar na saúde e nem no crescimento.
 
Fica a critério de cada mãe e de cada pediatra!
 
Se alguma mãe já passou por isso, deixe aqui comentários, para que possamos compartilhar esta fase com esta mamãe que está passando por isso!
 
 



 
 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Idéias Criativas- carimbos com as mãos e pés

Há um tempo atrás a Giovanna trouxe da escola um trabalhinho que ela fez usando tinta guache, as mãos e os pés! Ela fez um bonequinho carimbando as mãozinhas e os pés no papel. Já vi também um quadro assim, era uma borboleta... as asas eram os pezinhos de um bebê. Ficou lindo, além de ser uma maneira de ter uma recordação das mãozinhas e pezinhos dos nosso bebês. Achei algumas imagens desse tipo de trabalho para nos ajudar a ter idéias. Vou tentar fazer em casa, inclusive o prato, adorei!






terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vida de blogueira!

Não sei se faço bem ou mal de estar me transformando numa mãe blogueira. Estou há alguns meses vivendo este mundo da blogosfera e confesso que estou gostando. Vou dizer aqui que isto vai muito além de fazer postagens... A blogosfera é um universo curioso, onde passamos a conhecer muitas pessoas com os mesmos interesses que os nossos, no meu caso, interesses maternos. É uma rede de pessoas, curiosidades, assuntos interessantes, matérias, aprendizados, sorteios, promoções...
Não está muito fácil, estou todos os dias entrando em outros blogs para aprender como se faz, parece fácil mas não é!  O blog nos dá chances de alcançar muitas coisas, é só saber usá-lo! Tem muitas funcionalidades que ainda preciso saber usar.
Aos poucos vou aprendendo, preciso me dedicar a isto, afinal, nós blogueiras passamos a sentir amor pelo nosso blog, como se fosse um filho que vai criando asas e começa a seguir em frente por si só!
Não tenho tido muitpo tempo para me dedicar, mas vou arrumar tempo, nem que seja de madrugada.
É claro que tenho um propósito por trás disso tudo, propósito este que só eu sei. E é claro que escrevo porque me sinto bem, é como se fosse um diário de uma adolescente que desabafa seus sentimentos, ou um bate papo entre amigas que compartilham experiências!

Algumas pessoas podem achar legal, outros podem achar fútil, bobo.. o que importa é que para mim está sendo uma boa experiência e gostaria de dividir com vocês! Por isso, não deixem de comentar as postagens, não passem por aqui em vão! É muito importante para mim esta troca e a participação de vocês, seguidores do meu blog. Isto vai fazer com que meu diário on line cresça e crie asas!

beijos da mamãe coruja Bruna

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ganhei selinho- seu blog é demais!

 
Como eu já havia postado anteriormente, ganhei este selo do blog da Shairane
http://estou-crescendo.blogspot.com.br, e como regra passo para outros 5 blogs que gosto e participo!

Aí estão:
1. Jamilly Lima
http://maedolucasdavi.blogspot.com
2.Cleo Moretti
http://donamaricotafeliz.blogspot.com
3.Line
http://mamae-moderna.blogspot.com
4.Flavia, Adriana e Cleo
http://clubedasmamaesdesaopaulo.blogspot.com.br
5. Genis Borges
http://mamaegenis.blogspot.com.br


Obrigada à Shairane pela lembrança!



sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Medo das "ites" e das "oses"!

Que mãe que nunca ouviu o médico dizer: "isto é virose" ....ou "isto é amigdalite"!? Acredito que a maioria já ouviu...
Pois é, já ouvi tanto estas palavras que terminam com ites e oses que já estou ficando com medo delas... deveria ser o contrário, eu devia estar acostumada, mas não!
A Giovanna já teve muitos tipos de "oses", a última foi a JECA! hahaha, acabou que todos em casa foram contaminados por este vírus que dá a esta virose este nome bonito! Isto nada mais é que diarréia, vômitos, náusea, febre.... A criança acaba pegando pela sujeira das mãos, que sempre vão para a boca. Tem aquelas viroses que pegam pelo ar também! E aquelas que só de falar nelas já estão fazendo parte do corpinho das crianças, tipo Rinovírus (acho que este é do resfriado!).
Fora o monte de doenças mais graves que são causadas tanto pelos vírus como pelas bactérias, como a Pneumonia, Meningite e etc... O da Giovanna foi Meningite Viral, menos mal, age como qualquer outro vírus, de levinho!
Não devemos esquecer das bactérias! Estas são tão vilãs quanto os vírus, às vezes até piores!
E a Roséola, alguma mãe sabe o que é? É uma coisa esquisita, porque a criança fica com febre sem causa aparente e depois que passa aparecem bolinhas vermelhas pelo corpo. Esta também já pegou a Gi de jeito!
E quando as "oses" viram "ites"? Por exemplo, um Rinovírus que acabou atacando a garganta ou o ouvido e virou Amigdalite, Faringite, Otite! Aí está mais um da lista da Gi... Otite! Já teve várias!
Tem também as Rinites, Bronquites... As Conjuntivites nem se fala, atacam fácil, fácil os olhinhos dos nosso bebês!
Será que tem como escapar dessas oses e ites? Acho que algumas coisas ajudam, como se alimentar bem, não pegar friagem, lavar as mãos, tomar vitaminas... porém, muitas vezes, esse bichinhos vilãos não escolhem sexo, cor, raça, atacam até a mais forte e bem nutrida das crianças!
O que nos resta é rezar! Já fiz até promessa e novena para a Giovanna ficar menos doente! Enfim, esses vírus e bactérias deixam nossos corações de mães apavorados, e por mais que já estejamos cansadas de ouvir a "novidade": "isto é virose", sempre ficamos aflitas quando vemos nossos bebês doentes, mesmo que seja um simples resfriado.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ganhei um selinho!












Ganhei este selinho da amiga Shairane do blog
http://estou-crescendo.blogspot.com.br
Fique muito feliz em saber que lembrou do meu blog na hora de repassar este selo!

Obrigada e vou repassar para outros 5 blogs legais!



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reunião de Pais!


Mais uma vez chegou a tão esperada reunião de pais da escola da Gigi. São reuniões semestrais feitas para mostrar o desenvolvimento, o progresso e os trabalhos feitos pela minha princesinha e pelos amigos.


Como sempre espero ansiosa por essas reuniões, afinal tem coisa melhor e mais importante para nós, mães corujas, do que saber como nossos filhos estão evoluindo e crescendo como indivíduos?! Adoro quando mostram fotos da turminha, e sempre procuro a Gi nestas. E muitas vezes ela não está nas fotos... me frustro um pouquinho..."como que a Gi não está nessa foto?!" Para mim, ou melhor, para qualquer mãe, nossos filhos são sempre os mais bonitos, os mais interessantes e carismáticos e por este motivo, como não saiu na foto?!

Enfim, na última reunião foi abordado o assunto de como brincar com nossos filhos, como dar presentes e o quanto é importante participar das brincadeiras nem que seja na hora que você chega do trabalho à noite. Mesmo que cansados, tanto mães como pais devem dar atenção aos filhotes nem que seja por meia hora antes de colocá-los para dormir. É essencial para que se sintam seguros em relação ao nosso amor.

Outra coisa importante, principalmente agora que está chegando o dia das crianças, é como dar o presente. Não deixe que seu filho escolha o que quer ganhar. Dê à ele algumas opções e destas escolha um. Até mesmo, quando a criança ganha muitos presentes, abra aos poucos, deixe seu filho curtir bem um brinquedo para que depois passe para o outro. Se não, os presentes ficarão sem a devida atenção e importância.

Uma coisa legal destas reuniões, é poder encontrar pais e mães para podermos conversar sobre nossos dilemas da maternidade e paternidade. É tão bom e confortante quando encontramos pessoas da mesma faixa etária que nós, na mesma situação, como filhos pequenos e da mesma idade e normalmente com os mesmos problemas: sono, alimentação, birras e etc.

Outro ponto bom destas reuniões é receber o "boletim". É um relatório dizendo como a Gi se comportou, como foi a relação dela com as tias e com os amigos. Quais são as preferências dela na escola... Por exemplo, a Gi costuma se destacar nas aulas de Matemática, Expressão Corporal e Horticultura.

Sempre escrevem no relatório que ela é uma menina muito carinhosa, amigável e sociável. Isto me deixa muito feliz! Inclusive comentaram do amigo inseparável dela, o Arthur. A "tia" escreveu que eles vivem várias aventuras juntos no parque... rsrsrsrs

Alguma mãe tem alguma coisa interessante para falar aqui sobre estas reuniões? Vocês tem o mesmo sentimento que eu, esta ansiedade pelo dia das reuniões? Ou será que só eu sou coruja ao ponto de sentir isso?
Compartilhem suas opiniões e histórias!!!



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Chega ao fim a Saga da Babá!

Essa historinha vai até dar um pouco de saudades.... esse tema foi o começo da minha inspiração de mãe blogueira, mãe vendedora e futura empresária (se tudo der certo, e vai dar)!

Chegamos ao fim da experiência de 30 dias da terceira e última candidata ao cargo de babá dos meus filhos. Está dando super certo! Já me acostumei a ela, as crianças também e ela se adaptou aos meus filhos e minha casa. 

Hoje posso falar bem de babás! Até um tempo atrás não queria ver na frente nenhuma mulher que dissesse ser babá. Nada como uma boa experiência para mudar de idéia.

A babá das crianças é carinhosa, paciente, extrovertida quando deve ser e educada. Só de respeitar meus filhos e tratá-los com carinho já faz com que eu goste dela.

Hoje posso escrever no blog com tranquilidade que babá é uma ótima opção! A Gi vai para a escola de manhã e neste período a atenção é toda do Arthur. Quando a Gi chega, as atenções são divididas, mas dá para driblar um e outro. Quando um dorme o outro toma banho e assim vai...

É claro que para chegar a esse ponto de ficar feliz com uma pessoa do meu lado o dia todo e cuidando dos meus filhos, eu passei por uma longa e árdua estrada. E fico feliz por saber que aprendi muito com tudo isso, aprendi a entrevistar uma babá, aprendi a lhe dar com diferentes perfis, sei com treinar a candidata. Hoje tenho uma pessoa boa do meu lado, recebendo um salário justo por mérito meu! Fui atrás disso e consegui!

Se alguém quiser trocar experiências sobre babás, saber como escolher uma babá certa, onde conseguir encontrá-las, pode falar comigo! Sei tudo sobre o tema, desde como começar a procurar, como entrevistar, quanto oferecer de salário, direitos trabalhistas e até simpatia para arrumar a babá ideal!