quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mimar ou educar carinhosamente?

Será que uma mãe coruja costuma mimar muito seus filhos, ou será que mostra carinho e educa? E o que é mimar? Parece ser uma coisa negativa não é? Na minha opinião, mimar pode ser tanto positivo quanto negativo. É positivo, desde de que seja com moderação! Mimar é amar, é cuidar e dar carinho.
Amamos tanto essas crianças que nossa vontade é de apertar, morder e fazer todas as vontades delas, até deixar chupar bala antes da refeição, só para não ouvir o choro.
Amamos tanto que somos capazes de aceitar as malcriações dos nosso filhos, de passar a mão na cabeça quando fazem coisas erradas. Isto é mimar! Este amor que não educa, que releva as situações.
Como mãe coruja, amo incondicionalmente meus filhos, mas com bom senso. Sei que para meus filhos se tornarem pessoas boas, educadas, com controle emocional e seguros de si, preciso dizer "não" vez ou outra. É com aperto no coração e nó na garganta que muitas vezes não aceito todas as vontade dos meus pimpolhos.
Isso já começa desde cedo, quando bebês! Eles aprendem rapidinho a nos convencer a fazer o que querem, por exemplo, quando choram pedindo colo, pedindo atenção.
Os mais rigorosos falam: "deixe a criança chorar por um tempo para não ficar mal acostumada". Os mais despreocupados pegam logo no colo, ao primeiro sinal de choro.
E o que é certo? Mostrar para seu filho que você está lá, pronta para atênde-lo, passando segurança para ele, ou tentar mostrar para o bebê que ele não precisa de você tanto quanto ele pensa?
Prefiro mostrar que estou presente quando ele precisa de mim, pegando no colo logo, seu eu puder claro! Afinal, quando a gente menos esperar nosso bebezinhos já estarão grandes a ponto de não caberem mais em nosso braços e então sentiremos saudades de dar um colinho gostoso, de oferecer aconchego. Isso não é mimar, isso é mostrar amor e cuidado.
Agora, passar a mão na cabeça numa situação em que se deveria dar bronca e conversar, aí sim é mimar de maneira negativa! É fazer com que as crianças se tornem adultos sem critérios do que é certo e errado.
Oferecer colo quando a criança se machuca e chorar junto quando algo ruim acontece para elas não é mimar da forma negativa...é se mostrar solidária e mostrar que você se importa.
Deixar dormir na nossa cama, no meio do papai e da mamãe, é mimar? Será que esta criança nunca vai aprender a dormir sozinha? Acredito que muitos pais sentem saudades dos filhotes deitados na cama, dormindo juntos. Eu deixo dormir na minha cama, já até tentei fazer diferente.... não deu, acabei cedendo! É uma delícia sentir o calor dos nossos bebezinhos próximos de nós, escutar a respiração deles dormindo. Com certeza quando estiverem maiores não vão nem querer saber de dormir comigo!
Não me preocupo com algumas regras que dizem por aí, do que é certo, do que é errado fazer. Faço o que meu coração de mãe coruja me manda fazer! Quero ter meus filhos sempre por perto, mesmo quando estiverem mais velhos e para isso mostro todo meu amor para eles hoje, dou toda a atenção do mundo, dou carinho, brinco...Mimo mesmo, mas com critério, com moderação. Afinal, existe alguém que não goste de ser mimado?!

4 comentários:

  1. Pela minha esperiência, mimar com moderação deu certo. Meus três filhos que hoje estão todos casados se tornaram pessoas de bem sem grandes traumas ou sofrimentos.
    Lembro-me de quando eu era criança, adorava ficar na cama de meus pais.Me sentia segura e aconchegada e dormia tranquila toda a noite. Era um mimo que meus pais me faziam que não me prejudicou em nada na minha formação.
    Aliás ,na vida, são poucos os momos que a gente recebe. Temos que aproveitar quando somos crianças........

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto Bruna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Edu! Participe deixando suas opiniões sobre os temas... Sei que vc é bom de críticas e deve ter muito o que dizer, seria legal ler seus comentários! bjs

      Excluir
  3. É isso mesmo mãe! Recebemos poucos mimos depois de adultos, então devemos mesmo mimar as crianças moderadamente! Como vc mesmo disse, os mimos não fizeram mal à você e nem à nós! beijos

    ResponderExcluir

Muito obrigada, adorei receber seu comentário!