segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Primeiro filho é de cristal, o segundo é de vidro e o terceiro... Prefiro não saber!

Sempre me disseram esta frase acima, que o primeiro filho tratamos com cristal, já o segundo como vidro, e o terceiro como ferro! Estou no segundo e posso dizer que até aí é a mais pura verdade.

Quero com este post animar as mamães a terem o segundo filho! Não vou mentir aqui que nossa vida que já era complicada com um, complica muuuuito mais com dois. Se antes eu não tinha tempo para comer direito, agora eu não tenho tempo nem de sentir fome!

Mas o segundo filho é uma delicia, o que já era bom com um agora ficou muito melhor. Curtimos mais, pois, não temos mais aquela preocupação sufocante de mãe de primeira viagem, que chega até a  ser ruim para a criança. É o medo do choro, das febres, medo de machucar... Com o primeiro filho não sabemos bem como lidar com algumas coisas que com o segundo tiramos de letra. Hoje eu curto muito mais o crescimento do Arthur sem preocupação e sem proteção em excesso. O choro já não me assusta, um resfriado não me abate, a manha não me abala!

Aprendi muito com a Giovanna, minha primeira filha. Bom para mim e talvez ruim para ela, porque acabei depositando meus medos, angústias e insegurança nela.
Agora tiro de letra o banho, as trocas....
Esterelizar tudo, toda hora!? Que loucura, quanto excesso! A chupeta caiu no chão? Ok, passa uma água, afinal o que não mata engorda e vitamina S é muito benvinda!

Esperar para dar comida para o bebê? Se o Arthur tem fome, dou comida mesmo, leitinho do peito na minha opinião não sustenta, o menino é grande!
Quando foi com a Gi, amamentei exclusivamente no peito até os 9 meses, primeiro filho seguimos à risca tudo o que falam! De que adiantou? Já teve um monte de viroses e hoje não come nada!
Com o Arthur, com 4 meses já acrescentei leite em pó, sucos. Com 5 já estava almoçando e agora com 6 vai começar a jantar. Ele pede comida, e precisa, só o leite não satisfaz. Claro que ainda amamento para complementar, e só vou parar quando ele não quiser mais.

Sair de casa  sem as crianças já não me deixa culpada, saio mesmo. Preciso relaxar para passar bom humor e tranquilidade para eles.
Quer pegar no colo um pouco? Fique à vontade, não tenho mais a sensação de posse e ciúmes que tinha. Aliás você estará me ajudando!
Esperar 6 meses para ir à praia? E como fazem os bebês que nascem na praia? Rsrsrsr... O Arthur com 5 meses já estava comendo um pouquinho de areia!

Enfim, estou feliz com o segundo, me sinto mais segura, mais mãe e mais confiante das minha atitudes, mas paro por aqui. Quem tem o terceiro pode me dizer se realmente é de ferro, mas acredito que sim!

6 comentários:

  1. Muito bom, Bruna. Adorei o incentivo porém ainda nao me sinto recuperada para ter o segundo. Por aqui, faltam pessoas que se oferecam a pegar um pouquinho no colo. Mais amei, o que escreveu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É Vera, imagino que aí seja mais difícil mesmo uma ajudinha, e sim, precisamos de ajuda!
    Mas, quando você menos imaginar vai querer dar um irmãozinho ao Dominik, vai se sentir preparada! Ele vai adorar e vc vai curtir muito, mesmo que seja com falta de colinhos!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Bubu, você é minha terceira filha e te confesso que fui mais relaxada com você mas nunca descuidada, talvez porque herdei o jeito de ser do nonno e da vovó.
    O nonno era tipo médico frustrado da família ( o pai dele não deixou ele estudar Medicina)Então quando a gente tinha tosse dava logo um xarope. Quando tinha febre , antipirético. Falta de apetite, dá lhe vitamina. Tinha uma que era feita de mini mini mini bolinhas coloridas. A dose era uma colher de sopa: que delícia. Quando percebia que ele não dava conta da situação, ele era a autoridade que chamava o médico de verdade.
    A vovó cuidava da alimentação. E como cuidava! Ela chegava a fazer macarrão cabelo de anjo com manteiga e parmesão, às três da tarde, porque a boneca aqui, estava com fome “específica”... E quantas vezes ela fez picadinho de filé mignon na manteiga no café da manhã, só porque a Claudinha não gostava de café com leite (me dava ânsia). Realmente ela não media esforços para ver as filhas gordinhas e formosas!
    Não cheguei a tanto mas quase. Gostava, como toda mãe gosta, de ver meus filhos comendo de tudo e bastante. Era uma coisa natural, sem esforço. Acho que a maioria das mamães são assim. Cuidava para vocês não se machucarem tanto física como psicologicamente, e prestava muita atenção ao comportamento escolar , do qual vocês nunca me decepcionaram.
    Enfim, Bubu, se um dia acontecer de chegar um terceiro filho, (recado para todas as mamães em potencial) você vai ver que depois do susto, é só alegria. Eu dou sempre Graças a Deus de você ter nascido. Ainda mais que só você, a terceira filha, é loira e tem olhos azuis como a mamma...

    ResponderExcluir
  4. Oi Mamma! Que bom saber que eu fui tão bem cuidada como meus irmãos foram, mesmo sendo a terceira! E tenho certeza disso, vc me passou bons valores e cuidados e tento passar para meus filhos também , assim como o nonno e a vovó passaram para vc, a ponto de fazer filet mignon no café da manhã (dessa eu não sabia)!
    A certeza é que não importa a ordem em que os filhos vem, eles serão amados de maneira igual, a diferença é que as preocupações são menores.
    beijos da sua terceira e única filha loira de olhos azuis.. hehehe

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post Bru, pois confesso que essa segunda gravidez ainda me assusta....rsrs!! Obrigada pela injeção de ânimo!!! Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrsr, pode se animar Pati! É bem mais tranquilo. Não o dia a dia, mas a maneira como lhe damos com ele! beijos para vcs e para o Luca!

    ResponderExcluir

Muito obrigada, adorei receber seu comentário!