segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Greve de amamentação: alguma mãe já ouviu falar?

Pois é, até os bebês fazem greve... greve de amamentação! Será que com isso eles querem reivindicar alguma coisa!
 
Nunca tinha ouvido falar nisso, até que uma amiga minha me ligou preocupada com o assunto, dizendo que a filha dela de 9 meses, aproximadamente, estava fazendo greve. Me disse que a bebê não queria mais o peito, e que ao consultar o pediatra este diagnosticou como greve de amamentação.
 
Na minha opinião, quando o bebê não quer mais mamar no peito é porque chegou a hora do desmame e este bebê está na verdade querendo comer uma bela papinha salgada! Pelo menos, no meu caso, minha primeira filha Giovanna parou de mamar por conta própria com 9 meses e eu não me preocupei.
 
Mas, como minha amiga falou disto com muita importância e preocupação, resolvi, por sugestão dela mesma fazer um post com este tema. Começamos a consultar sites que falavam sobre o assunto e eis que encontramos muitas coisas a respeito e selecionei para colocar aqui a matéria de um site que confio: 
 
Fonte Baby Center Brasil
 
Um bebê que recusa o aleitamento materno e não está ainda em processo de desmame passa por uma espécie de "greve". É a maneira dele de comunicar a você que algo está errado. Se isso acontecer, você terá que fazer um pouco de trabalho de detetive para apurar as causas.

É fácil acreditar que um bebê que não quer mais mamar no peito está se desmamando por conta própria. Mas a verdade é que é improvável que uma criança com menos de 1 ano de idade que vinha sugando no seio sem problemas esteja pronta para deixar o hábito de vez.
 
Alguns dos motivos mais comuns são: a pega não está correta, nascimento dos dentinhos, resfriado com congestão nasal, sapinho, reação à um grito de dor da mãe durante a mamada, otite, distração com barulhos, interrupções, muita demora para dar de mamar após o bebê chorar de fome, separação longa demais da mãe e stress por mudança na rotina da criança e da família entre outras causas menos comuns.
 
Se a criança estava mamando sem maiores complicações e, de repente, pára, a mãe pode até chegar a (irracionalmente) achar que o filho não gosta mais dela.

Embora seja uma experiência preocupante e frustrante, a recusa ao aleitamento materno geralmente tem como ser resolvida com muita paciência e apoio.

Não deixe de tentar amamentar, mas passe também a
tirar o leite manualmente ou com a ajuda de uma bombinha em intervalos regulares (seguindo a rotina de amamentação do bebê). Isso auxiliará na prevenção do ingurgitamento dos seios
ou da mastite.
Além disso, por pior que seja, pelo menos o bebê continuará a se beneficiar das propriedades incomparáveis do leite materno.

Confira algumas outras sugestões de como lidar com a situação:
  • Tente oferecer o peito quando o bebê estiver dormindo ou adormecendo. Muitas crianças que recusam a amamentação quando acordadas mamam sem problemas se estiverem dormindo.
  • Vá ao pediatra para que ele possa descartar qualquer outra causa médica.
  •  
  • Experimente mudar de posição para amamentar.
  • Movimente-se ao amamentar. Alguns bebês gostam mais de se alimentar com algum balanço (leve) do que completamente parados.
  • Encontre um lugar tranquilo para dar de mamar. É comum que bebês de 6 a 9 meses não queiram mamar porque estão distraídos demais com as novidades ao redor e prefiram fazer só um "lanchinho" nos seus seios. Tente um local com pouca luminosidade, sem barulhos e longe da televisão ou do rádio.
  • Cultive o contato físico com o bebê (tente amamentar sem a blusa, por exemplo). Carregue o bebê dentro de uma faixa de pano (sling) no seu colo ou no canguru, para que ele possa estar bem pertinho de você entre as mamadas.
No caso da minha amiga, acredita-se que foi o stress e a mudança da rotina da criança devido à uma viagem longa (moram na Alemanha e vieram passar uns 40 dias com a família no Brasil) que causou a greve.
 
Para saber se é greve ou simplesmente um desmame natural da criança, acredito que devemos levar em consideração o histórico da criança em relação às mamadas (se era uma criança que mamava bem, porque parou de uma hora para outra), devemos observar a rotina não só da criança, mas também da família e principalmente da mãe que pode estar passando por stress sem perceber, prejudicando assim a produção de leite.
 
Outro ponto importante nisso tudo é: "a mãe quer continuar amamentando seu filho" . Se a resposta for sim, ela deve insistir para que a criança continue a mamar no peito, não deve desistir, pois, como disse o pediatra da minha amiga e outras fontes seguras, isto pode ser passageiro e durar por pouco tempo.
 
O que o pediatra disse que é importante eu colocar aqui, é que durante a greve, a mãe deve evitar oferecer leite em pó, ou até mesmo leite do peito na mamadeira, pois, uma vez que o bebê experimenta estas outras formas de mamar é bem capaz que ele não queira mais o peito. Como ele mesmo disse à minha amiga, a criança pode ficar até um mês sem leite que não irá prejudicar na saúde e nem no crescimento.
 
Fica a critério de cada mãe e de cada pediatra!
 
Se alguma mãe já passou por isso, deixe aqui comentários, para que possamos compartilhar esta fase com esta mamãe que está passando por isso!
 
 



 
 

3 comentários:

  1. Olá a todas às mamães de plantão que estão lendo este comentário. Quero dizer a vocês que hoje em dia estão exagerando muito com tudo. As coisas devem ser encaradas mais levemente. Essa coisa agora que bebê faz greve de amamentação é o máximo. Gente, tive três filhos e nunca me encuquei com estas coisa. O primeiro, coitado, esse nem mamou duas semanas porque tive mastite e o leite empedrou. Fiquei preocupada? Eu não. Sabia que os leites que vendem para bebês são muito bons. Fiquei tranquila. A segunda filha mamou mais ou menos 6 meses. Percebi que o meu leite não satisfazia mais as necessidades dela.Fui introduzindo o leite da farmacia e pronto: a "mocinha" ficou toda satisfeita. A terceira filha, a dona desse blog, mamou uns 3 meses, e pronto. Acho que meu leite não deve ser dessas coisas mas nunca me preocupei com isso.Quando o bebê não quer, não tem jeito. Dizem que o leite materno é muito bom. Acredito porque muitas experiências foram feitas e milhões de casos foram estudados. Mas no meu caso posso garantir que meu leite e a amamentação "minguada" não alterou nada na saúde das crianças.
    Enfim, pessoas, menos com tudo:vocês vão viver melhor e mais tranquilas.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Concordo mãe, devemos encucar menos com as coisas. Acho que o excesso de informação e até mesmo o excesso de pesquisas e estudos acabam deixando nós mamães doidas, preocupadas... hoje temos muitas informções pela internet. Então se estamos com alguma dúvida recorremos primeiramente à internet e depois ao médico (pelo menos eu já fiz isso muitas vezes!)Aí lemos coisas certas e erradas e tiramos nossas próprias conclusões. O excesso de pesquisas faz com que cada um acredite num método, afinal temos diversas opções e assim podemos escolher aquilo que mais se encaixa no nosso sistema de criação.
    Antes, quando eu era pequena, não existia essa informação toda e acabava sendo bom, porque as mães aceitavam o que acontecia sem ficar na dúvida, sem ter diversas opções de diagnóstico e etc... O que era, era e ponto! "ah, o bebê não quer mais o peito? Ok, vamos passar para leite em pó, ou de vava, tudo bem!" Pronto, simples!
    Hoje não, hoje dão nome à tudo e até "greve de amamentação" existe. Isso, ao meu ver, nada mais é do que uma recusa natural ao peito devido alguma coisa que está incomodando o bebê e se voltar a mamar ótimo, senão, não se preocupe, a escolha foi da bebê!!
    Ju, minha amiga, fique tranquila, a sua bebê vai ficar tão linda e saudável quanto à irmã que mamou por mais tempo!
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conselho de mãe antiga: Internet é bom, mas às vezes assusta.

      Excluir

Muito obrigada, adorei receber seu comentário!