terça-feira, 28 de agosto de 2012

Já para o seu quarto!

Quero a opinião de vocês, deixar de castigo resolve? O que vocês fazem quando seu filho não lhe respeita?

Muitas mães já devem ter se visto numa situação em que seu filho faz uma malcriação, e de nada adianta dizer para não fazer que ele faz de novo!

Às vezes fico sem saber como reagir diante de coisas erradas que a Giovanna faz. Primeiro digo "não faça isso" e depois tento explicar o porque que ela não deve fazer. Na maioria das vezes não resolve! rsrsrsrs Parece que ela gosta de me ver irritada.

Começo a perder a paciência quando ela não me obedece e parto para um tom de voz mais alto! rsrsrsr Quem disse que adianta? Quase nunca.... Dá vontade de dar uns tapinhas de vez em quando, mas evito ao máximo!

O que tem funcionado é ameaçar o castigo e se não me obedecer saio da ameaça e parto para a ação. O difícil é como dar este castigo. Ok, "vai para seu quarto e só saia de lá quando pensar no que fez". Em primeiro lugar, uma criança de 2 anos não vai saber avaliar seus atos sozinha e em segundo lugar o quarto dela é muito interessante para um castigo, ela vai ficar feliz em ir para lá.

Arrumei então o castigo no quarto do escritório. Lá não tem nada para distrair e aindo fecho as janelas para ficar um pouco escuro e fecho a porta! Espero dois minutinhos (aprendi com a Super Nanny, um minuto por idade) e assim tiro ela de lá. Ela normalmente chora, pede para sair (dá uma dó), mas não amoleço. Faço ela pedir desculpa e dizer que não vai repetir o ato.

Até que ponto será que isto funciona para que ela aprenda a me obedecer! Acabo me sentindo um pouco cruel fazendo isso...

4 comentários:

  1. Passei por isso recentemente Bru, que coincidência!! Kauan sempre foi muito bonzinho e obediente, mas não sei se é fase ou se já é uma reação à minha gravidez, mas ele tem feito umas birras ultimamente, tem desobedecido, está mais arredio em algumas situações... Semana retrasada bateu num amiguinho da escola com um brinquedo (ele nunca havia batido em ngm!), o que sabemos que é normal para a idade, ainda mais qdo disputam brinquedos, mas como machucou o amiguinho a professora o colocou sentadinho para pensar um pouco...
    Como essas birras têm me deixado bem estressada, comecei a reavaliar meus atos e percebi que andava sem paciência com ele... aumentando o tom de voz muitas vezes, apelando para os tapinhas tbm... e não quero isso! Aí resolvi copiar o "castigo" da escola. O Cris o colocou pela primeira vez aqui em casa e o deixamos sentadinho perto da porta da sala, sem olhar para a TV, e até chorei - escondido - de dó! Ficou por uns 10 minutos (não sabia dessa dica da super nanny, coitado!!!)... e não é que deu certo? Uma semana depois repeti isso sozinha e tbm deu muito certo. Depois disso não precisei colocá-lo mais de castigo, só falo para ele: "não faça isso Kauan, lembra que da última vez que vc fez isso ficou de castigo? quer ficar de novo?" E ele obedece! Ainda bem, porque é de cortar o coração......rs! Mas prefiro frustrá-lo um pouco no castigo e educá-lo... sei que é para seu bem e com certeza ele será uma criança muito mais equilibrada do que aquelas que são educadas à base de tapas e berros... ou até mesmo aquelas que têm mães relapsas... porque deixar fazer tudo o que bem entender tbm não é educar né?

    ResponderExcluir
  2. Pati, eu acredito muito que seja fase, pelo menos é o que eu espero, porque não está muito fácil aqui em casa. As desobediências estão frequentes! rsrsrrs
    No caso do Kauan, teve duas mudanças na vida dele, sua gravidez e o começo na escolinha. Qualquer mudança no dia a dia da criança traz alterações no comportamento, até para nós as mudanças são difíceis!
    Sempre que a Gi está mais rebelde tento avaliar se não estamos passando por alguma mudança, mesmo que sutil. No caso da Gi, estamos com babá, então entendo que esta adaptação para ela não seja fácil.
    Muitas vezes perdemos a paciência, ainda mais quando estamos grávidas com os hormônios à flor da pele! Então o castigo é a melhor opção, melhor do que levantar a voz e dar tapinhas....que às vezes é inevitável.
    O castigo dá muita dó mesmo, mas temos que aplicá-lo. Afinal amar não é só cuidar, é também colocar limites, educar e como você disse, a frustração faz parte da educação.
    beijos e boa sorte com o Kauan e Luca!

    ResponderExcluir
  3. Goastei muito dos depoimentos da Pati como da Bruna. Vocês estão preparando as crianças para ter discernimento entre o que é certo e o que é errado. Dá trabalho? Dá dó?Dá tudo isso e mais alguma coisa, mas é assim mesmo que as crianças vão se tornando pessoas equilibradas para viver neste mundo difícil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, da dó mesmo! Acabei de deixar a Gi de castigo porque ela me chutou e depois me bateu!! Como pode, damos tanto carinho e retribuem desta maneira... Mas como vc disse mãe, são crianças e estamos ensinado a terem discernimento do certo e errado, coisa que os pequenos ainda não tem!
      Dificil, mas precisa ter muita paciência mesmo!
      bjs

      Excluir

Muito obrigada, adorei receber seu comentário!